ACORDA BRASIL

Brasil o país do atraso



O Brasil investe pouco, investe mal e está ficando para trás em infraestrutura. A carência de investimentos em infraestrutura desde os anos 80 vem afetando negativamente a produtividade e o crescimento da economia brasileira. A insuficiência é agravada por problemas de qualidade em tais baixos investimentos, conforme abordado em recente relatório produzido por técnicos do Banco Mundial sobre o tema.

O atual estoque de infraestrutura física no Brasil é menor que na maioria de países com níveis comparáveis de renda.

Os números são desanimadores: o país investiu na área em 2017 apenas 1,4% do PIB, ou R$ 87 bilhões – menos do que o necessário para cobrir a depreciação dos (já insuficientes) ativos já em operação.

Outra questão levantada na área de infraestrutura é a qualidade das obras públicas no Brasil, ciclovia que cai no mar, estradas que precisam ser refeitas poucos meses depois de inauguradas, prédios da Vila Olímpica na Rio 2016 que sofrem críticas das delegações que chegam para os jogos, hospitais, pontes e escolas que são verdadeiros elefantes brancos espalhados pelo país. Afinal, por que a qualidade das obras públicas no Brasil é tão ruim? A resposta para isso está na raiz da política brasileira, a corrupção.

A corrução sistêmica e falta de segurança jurídica é a maior causa do atraso do Brasil.

Fonte: Revista Exame / Otaviano Canuto - Poder 360 / Redação OpenBrasil.org
Foto: A/D - OpenBrasil.org

Acorda Brasil - OpenBrasil.org

Postagens mais visitadas