ACORDA BRASIL

Brasil está em guerra



O Brasil registrou 63.880 mortes violentas em 2017, o maior número de homicídios da história, o equivalente a 175 por dia ou 7 por hora, a taxa de mortes por 100 mil habitantes atingiu a marca de 30,8. De acordo com dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

"Vivemos uma guerra aberta entre as organizações criminosas em busca de territórios e dinheiro. Isso agravou a situação de crescimento de homicídios. Essa nova dinâmica do crime chega com uma camada de crueldade, com casos recorrentes de decapitação das vítimas, por exemplo", diz o diretor-presidente do Fórum, o sociólogo Renato Sérgio de Lima.

Para o sociólogo, os Estados têm de agir de forma diferente, intensificando a capacidade investigativa das polícias civis para agir com inteligência contra as finanças do crime organizado, por exemplo.

O professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Rafael Alcadipani cobra uma "Lava Jato contra o crime organizado". "Por que não há uma força-tarefa contra o PCC? O crime organizado está cada vez mais atuando de forma refinada e o aparato estatal não muda. As brigas entre as facções têm relação direta com o aumento dos homicídios", diz.

Fonte: G1 / Estadão
Foto: A/D - OpenBrasil.org

Acorda Brasil - OpenBrasil.org

Postagens mais visitadas